domingo, 9 de outubro de 2011

Muito obrigado, César

Sexta-feira, dia 07 de Outubro de 2011, Carlos César, Presidente do Governo Regional dos Açores e do PS/Açores, anunciou que não será candidato a novo mandato à frente do Executivo açoriano.

Carlos César chegou a Presidente do governo da RAA em Outubro de 96, fruto de uma estratégia de renovação, por si liderada, e de um cansaço existente na sociedade açoriana face aos sucessivos governos do PSD de Mota Amaral.
Chegado ao Governo, Carlos César encetou uma estratégia de modernização de todos os sectores da sociedade açoriana. E, na minha opinião, consegui este feito. Hoje, graças a Carlos César e ao PS, os Açores estão diferentes, para melhor. Seja na educação, na saúde, nas questões sociais, na economia e mesmo do ponto de vista financeiro. Lembro-me que, na altura de Mota Amaral, as transferências para a região baseavam-se no quão “bem dispostos” estavam os governantes de Lisboa. César e Guterres, na minha opinião o melhor Primeiro-Ministro de sempre para os Açores, arquitectaram uma Lei de Finanças Regionais excelente. Talvez um dos maiores legados de César, que permitiu um desenvolvimento sustentado da nossa Região.
Chegou, então, a hora da decisão, a mais difícil para César, porventura. Não se recandidatar a novo mandato. Fá-lo por uma questão de ética republicana e dos cargos públicos.
Posto isto, havia que arranjar um candidato a Presidente do Governo. Segundo as últimas notícias, existiam quatro: Vasco Cordeiro, José Contente, Sérgio Ávila e Ricardo Rodrigues.

A escolha Comissão Regional foi no sentido de Vasco Cordeiro, na minha opinião bem, por unanimidade, e em sistema de voto secreto. Ou seja, o órgão máximo, entre Congressos, do PS/A decidiu por Vasco Cordeiro como candidato a Presidente do Governo Regional. Mas falta algo... Os candidatos a Presidente do Executivo são os líderes dos partidos. Ou seja, no próximo Congresso do PS/A, Vasco Cordeiro terá de ser candidato a presidente do PS/A.
Vasco Cordeiro é, na minha opinião, um dos mais brilhantes políticos desta região. Tive oportunidade de lidar de perto com ele. Posso testemunhar que é dono de uma capacidade invulgar de trabalho, é muito metódico, para além das capacidades intelectuais incríveis.
Resta-me apelar aos militantes PS/A que se unam em torno de Vasco Cordeiro, pois será um Presidente do Governo Regional tão bom, senão melhor que Carlos César.

Sem comentários: