quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Jobs - O génio

Dia 05 de Outubro de 2011 deve ser uma data a recordar (não pelos 101 anos da implantação da república em Portugal – já o era) para a posteridade.
Morreu um dos maiores génios do século XX. De seu nome Steven Paul Jobs ou como era mais conhecido – Steve Jobs – co-fundador e presidente da Apple.
Ao longo de mais de 30 anos foi uma das personalidades mais emblemáticas do mundo da tecnologia. Steve Jobs fez amigos e inimigos e colecionou algumas frases marcantes:
“Não me incomodo com o sucesso deles. Só me incomodo com o facto de fazerem produtos de terceira categoria.” – Sobre a Microsoft, em 1996
“Relações destrutivas não ajudam ninguém na indústria atualmente.” – Ao anunciar a parceria com a Microsoft, em 1997
“Não faz sentido olhar para trás e pensar: devia ter feito isso ou aquilo, devia ter estado lá. Isso não importa. Vamos inventar o amanhã, e parar de nos preocupar com o passado.” – Em 2007, comentando sua orientação aos funcionários da Apple em 1997, quando voltou à empresa.
“Se você faz algo de bom e tudo dá certo, acho que é hora de pensar em outra coisa e tentar adivinhar o que vem pela frente.” – 2006, em entrevista ao canal NBC:
“Não penso muito em legado para as próximas gerações. Penso apenas em acordar de manhã e trabalhar com pessoas brilhantes para criar coisas que, espero, sejam tão apreciadas por outras pessoas como são apreciadas por nós.” – Em 2007, em evento do Wall Street Journal
“Para se ter sucesso, é necessário amar de verdade o que se faz. Caso contrário, levando em conta apenas o lado racional, você simplesmente desiste. É o que acontece com a maioria das pessoas.” – Em 2007, em evento do Wall Street Journal:
“Ninguém quer morrer. Mesmo as pessoas que querem chegar ao Paraíso não querem morrer para estar lá. Mas, apesar disso, a morte é o destino de todos nós. Ninguém nunca escapou. E deve ser assim, porque a morte é provavelmente a maior invenção da vida. É o agente de transformação da vida. Ela elimina os antigos e abre caminho para os novos”.Em 2005, durante palestra na Universidade de Stanford, um ano após ter passado por cirurgia para retirar um tumor no pâncreas.
Segundo a família, Jobs teve uma morte tranquila. Valha-nos isso...
O mundo perdeu um visionário e um génio criativo, mas perdeu, sobretudo, um ser humano notável.
Aproveito para deixar um site acerca de Steve Jobs:  http://allaboutstevejobs.com/