sábado, 18 de agosto de 2012

Três universidades portuguesas entre as melhores 500 do mundo

A Universidade do Porto, a Técnica de Lisboa e a Clássica estão entre as 500 melhores universidades do MUNDO!!!
Segundo este ranking, a Universidade do Porto é que se encontra melhor classificada seguida da Universidade Técnica de Lisboa e depois a Universidade (Clássica) de Lisboa.
Estes dados constam do Academic Ranking of World Universities (ARWU) 2012, da Universidade de Jiaotong, de Xangai, na China.
No topo da lista estão a Universidade de Harvard, seguida da Universidade Stanford e, em terceiro lugar, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), todas americanas.
As 100 melhores são maioritariamente universidades norte-americanas, que têm quase a exclusividade dos primeiros 19 lugares do ranking. As exceções são a Universidade de Cambridge, posicionada em 5.º lugar, e a Universidade de Oxford, em 10.º.
A Universidade do Porto aparece entre as 301 e 400 melhores instituições, enquanto as Universidades Técnica e Clássica de Lisboa surgem entre as 401 e 500 melhores.
A partir da posição, 100 as universidades estão listadas de cem em cem, por ordem alfabética, desconhecendo-se o lugar exato que ocupam.
O ranking de Xangai é feito com base em quatro critérios: qualidade da educação (os alunos que foram prémios Nobel ou ganharam medalhas Fields), qualidade da instituição (professores e investigadores com prémios Nobel ou medalhas Fields), resultados da investigação (artigos publicados nas revistas Nature e Science e artigos citados) e dimensão (rácio de performance académica).
O ranking de Xangai e o Times Higher Education World University Rankings, do Reino Unido, são considerados de referência.
No fundo, apesar de termos, enquanto país, grandes universidades consideradas mundialmente, o governo corta cegamente no financiamento do ensino superior. Depois admirem-se de, nos próximos anos, afundarmos nesses rankings...
In Diário Económico

Sem comentários: