sexta-feira, 29 de outubro de 2010

OS ARAUTOS CONTRA O DESPESISMO DO ESTADO

Há poucos dias vieram Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças enunciar as medidas que haveriam de fazer parte da proposta de Orçamento Geral do Estado. Essas medidas são, em poucas palavras, e na minha opinião, e pela segunda vez na história da nossa democracia, um atentado a quem trabalha e a quem tem parcos rendimentos. Tanto o Chefe do Governo como o Chefe das Finanças Públicas apresentaram essas medidas de forma muito condoída, como se o descalabro nas contas públicas não fosse da sua responsabilidade. Todos nós ficamos em estado de choque.
Dias depois o PSD veio anunciar que não aceitaria, nem o aumento do IVA nem o decréscimo nos salários dos funcionários públicos, o que na visão mais elementar do cidadão comum o PSD estaria a defender os interesses dos portugueses... Assim, enunciou algumas medidas/sugestões/pressupostos (que, acho, que ninguém percebeu, em concreto, muito vagas e sem cabimentação orçamental) e propôs-se a negociar com o Governo. Este acedeu, e na minha opinião, bem!
Eis, então, que do lado do PSD aparece uma figura (Eduardo Catroga) Providencial, Impoluto, diria eu, para liderar a equipa que, do lado do PSD haveria de negociar com o Governo. Entre avanços e recuos, muitas horas gastas em negociações, o que, de resto, é normal numa negociação deste calibre, as mesmas acabaram num retumbante fracasso.

Sabia que Eduardo Catroga tinha sido Ministro das Finanças de Cavaco nos anos noventa, que aliás levou ao fim do ciclo cavaquista em Portugal. Mas quis saber mais e em pesquisas que efectuei deparei-me com uma situação que, se não fosse gravíssima, era no mínimo hilariante. Descobri, então o seguinte:



Mas o que eu ainda acho pior é o Presidente do ISEG fazer um tal despacho, publicado em Maio de 2010 a fazer uma colocação RETROACTIVA a Setembro de 2008. Só deve poder ser para corrigir qualquer formalismo ou outra coisa que em seu tempo não foi feita!! Não faz sentido é que seja com retroactividade de 2 anos. Será que é PARA DAR NÚMERO DE ANOS DE SERVIÇO?
Publicado em Maio de 2010 com efeitos desde Setembro de 2008!!! a tempo parcial de 0% [Alguém percebe o que isto é?!] tendo como protagonistas dois “opinion makers” televisivos do corte nas despesas – João Duque e Eduardo Catroga, que não se cansam de acusar o PS de despesismo.
Catroga acumula, em várias reformas, mais de 20.000€/mês.
Uma boa proposta para o Passos Coelho propôr nos cortes da despesa pública…
Alguém me consegue explicar os efeitos deste despacho???
Ser contratado para o quadro a 0% do tempo, eu diria que talvez fosse para não trabalhar mas para ter o lugar garantido.
Agora, contratado para além do quadro a tempo parcial 0% e ainda por cima com efeitos retroactivos a 01/09/2008. Vá-se lá saber das intenções…
Que bem que falou este reformado  (Eduardo Catroga), e outros de outras áreas, nos jornais/ na televisões/ nas rádios, acerca da crise e do deficit e das medidas duras necessárias para os debelar !!!
Para que não haja dúvidas basta clicar em 2.ª Série do Diário da República.

Esta é mais uma daquelas meias verdades que ninguém tem coragem para acabar!!!

Sem comentários: