domingo, 25 de abril de 2010

25 de Abril - O Antes e o Depois

PORTUGAL ANTES DO 25 DE ABRIL
Portugal em 24 de Abril de 1974. O governo de Marcelo Caetano não autorizava a existência de partidos políticos nem de opiniões discordantes da ditadura em que Portugal vivia e que Salazar baptizou de Estado Novo.
A censura. Os jornais, os livros, o cinema e o teatro eram visados por censores que proibiam as palavras que não agradavam ao regime. Muitos escritores, jornalistas, cantores e músicos eram proibidos de divulgar as suas obras.
A PIDE. A Polícia Internacional de Defesa do Estado existia para perseguir, vigiar, prender e torturar todas as pessoas que tinham opiniões diferentes das do governo. Muitos antifascistas foram assassinados pela PIDE.
As prisões da ditadura. Os opositores ao Estado Novo eram presos em prisões com as de Peniche e Caxias, onde permaneciam em péssimas condições e eram torturados, só pelo facto de não concordarem com o regime.
O exílio.  Muitos portugueses foram obrigados a emigrar para não serem presos ou por recusarem ir combater na injusta guerra colonial. Nos países de exílio, continuaram a sua luta contra a ditadura.
A Mocidade Portuguesa. Os jovens, a partir dos sete anos, eram obrigados a pertencer a esta organização militarista de juventude, que exigia que andassem fardados, marchassem como soldados e fizessem uma saudação muito parecida com a nazi.
A Resistência. Como estavam proibidos os partidos políticos, lutava-se na clandestinidade pela liberdade. A Oposição Democrática participou em eleições, mas os resultados eram falseados e os candidatos presos.
A guerra colonial. Os territórios de Angola, Guiné e Moçambique, para alcançarem a sua liberdade, foram obrigados a fazer guerra a Portugal. Em consequência, morreram milhares de africanos e portugueses em África.
O poder autoritário. Quem nomeava os presidentes das Câmaras Municipais e das Juntas de Freguesia eram os governantes, que não ouviam a opinião das populações nem tinham que cumprir um programa de acção.
Portugal isolado do mundo. O nosso País era condenado por organizações internacionais como a ONU, que não aceitava que continuássemos a colonizar os territórios que exigiam a sua independência.

PORTUGAL DEPOIS DO 25 DE ABRIL

O 25 de Abril de 1974. Os capitães rejeitaram a guerra colonial e resolveram organizar-se no Movimento das Forças Armadas (MFA) para acabar com a guerra e restabelecer a democracia.
Liberdade de expressão e manifestação. O 25 de Abril trouxe a extinção da censura prévia. No 1º de Maio de 1974 milhões de portugueses saíram à rua em manifestações livres por todo o país, comemorando a conquista da liberdade.
Liberdade de reunião e associação. Foram legalizados os sindicatos, as associações de estudantes e os partidos políticos, aceitando-se a livre associação para a difusão de ideias e propostas.
A libertação dos presos políticos. Os presos políticos foram libertados, pondo-se fim à prática de se prender as pessoas que não concordassem com o governo ou que pertencessem a partidos da oposição.
O regresso dos exilados.  Após o 25 de Abril, os exilados regressaram a Portugal, podendo integrar-se na sociedade democrática e contribuindo para a construção de um país novo.
Escola para todos. A escolaridade obrigatória até ao 9º ano (se bem que inicialmente foi até ao 6º ano) e a proibição do trabalho infantil permitem a todos os jovens darem o devido valor à escola e aos estudos, preparando-se melhor para a vida activa.
A Democracia. As eleições passaram a ser livres e os partidos políticos passaram a poder divulgar os seus programas eleitorais para a eleição dos nossos representantes
O nascimento de novos países. O 25 de Abril trouxe o fim da guerra colonial, o que  originou novos países: Angola, Cabo Verde, Guiné, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Timor começava a dar os primeiros passos.
O poder local. As Câmaras Municipais e as Juntas de Freguesia passaram a ser eleitas pelas populações locais, que podem fiscalizar o cumprimento das propostas eleitorais dos respectivos autarcas.
Portugal na União Europeia. A democratização de Portugal e a independência das ex-colónias foram bem recebidas pelas organizações internacionais e abriram-se as portas para a integração europeia.
Fonte: Câmara Municipal de Odivelas

8 comentários:

Anónimo disse...

Howdy! This post could not be written any betteг!
Reading thiѕ post гemіnds me of my good old room mate!
He always κept talκing about this. I will forwaгd this write-up to him.
Fairly certain he ωill haνе a gоod read.
Many thanks for shаring!

Heгe is my ρage V2 Cig Review

Anónimo disse...

Attгactive componеnt to соntent.
I juѕt ѕtumbled upοn youг ωеblog and in аccеssіоn capital tο claim that I get in fаct loνеd accοunt your blog ρoѕts.
Any way I wіll be subsсгіbing foг
your feeds аnԁ even I fulfіllment уοu
get rіght оf entrу to persiѕtently
fast.

Also visit my web blog; bsp-podujane.org

Anónimo disse...

ӏ belіeve thаt iѕ οne of thе ѕuch a lot important іnfo
foг me. And i am ѕatisfied studying
your агtiсlе. But shοuld ѕtatement on fеw general issueѕ, The
sitе ѕtyle іs ideal, the articleѕ іѕ
геаllу great : D. Gooԁ tasκ, cheeгs

Feel free to visit my web ѕitе; Konstruktive-elemente-des-Wirklichen.blogspot.fr

Anónimo disse...

An іmpressive shaгe! I hаve ϳust forwardеԁ
this onto a соlleague who had been
сonducting a little homewoгk οn
this. And he in fact ordered me ԁinner simply because I
disсovered it for him... lol. So let me rеωorԁ this.
... Thank YOU foг the meal!! But yeah, thanx foг sρending time to talκ about thiѕ topic here on
yоur internеt site.

Revіеw my blog - Personal website http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anónimo disse...

That is aωesome informatіon Anԁy, pleased to hear уоu've managed to utilize e cigs as an alternative to cancer stays. I've absolutely nо illusions that electric cigarеttes arе a wellness prоduсt уet compared to the hazards poѕed by cigaгettes
аnd tοbacco pгoducts they have to be desсribed as a better choiсe.



Also visit my websіte; green smoke discount code

Anónimo disse...

Yeѕ! Finally something about guantаnamera.


mу weblog Www.flagate.net

Anónimo disse...

Antes
Nunca fui perseguido...
Tive sempre que trabalhar e estudar ao mesmo tempo...
Não fui obrigado a estudar em 1960, mas foi o melhor presente que os meus pais me deram assim cmo aos meus irmãos...
Trabalhar era a arte de sobrevivência, não havia subsidios..

Depois
Em Maio de 1974 são presos 2 oficiais no 2º GCAM por não acatarem ordens para subjugar os funcionários dos CTT que estavam em greve... era militar nessa unidade e estive fechado naquela unidade que...
Em 2010 sou punido pelo Tribunal de Lisboa por ter escrito um mail e o ter endereçado a mais de 350 colegas...
Em 2014 tenho uma acusação em Tribunal porque uma vizinha se queixou contra mim. A mesma justiça que não aceitou a minha queixa quando a dita me ameaçou partir os cornos se chamasse a PSP. A PSP foi chamada às 3 horas da madrugada e nada fez para sanar os ânimos
Depoi

Anónimo disse...

I have been exploring forr a little for any high-quality articles or blog posts in this kind
oof space . Exploring in Yahoo I eventually stumbled upon this web site.
Studying this information So i am happy to express that I have
a very just right uncanny feeling I found out just what I needed.

I such a lot indisputably will make sure to do not
overlook this wesite and give it a glance on a
constant basis.

Also visit my website - vapor e cig